Começamos a envelhecer à partir do momento em que nascemos, isto é fato. Porém, hoje encontramos pessoas bem diferentes, apesar de terem a mesma idade, uma aparentando 30 e outra 60 quando ambas têm quarenta.
A idade cronológica é algo que não pode ser mudado, afinal ela é a certidão de nascimento. No entanto, hoje muito se fala na idade biológica que é o parâmetro real do individuo; está relacionado ao seu grau de conservação, o qual pode estar pior, melhor ou adequado à idade cronológica.
Se nada pode ser feito para mudar a idade cronológica, muito se pode para estacionar ou mesmo diminuir a biológica.
Sabe-se da importância de manter uma alimentação balanceada, de praticar exercícios, de estar em dia com os hormônios, de olhar para sua árvore genealógica e perceber a tendência a determinadas patologias, proteger a pele contra o sol… São tantas as regras para a boa qualidade de vida e juventude que acaba parecendo uma missão quase impossível. Mas como tornar tudo isso viável?
O primeiro passo é frear o stress oxidativo, um processo que ocorre à partir do momento em que respiramos, pois parte do oxigênio resulta em moléculas conhecidas como radicais livres, moléculas estas que para se estabilizarem causam danos às células, comprometendo o funcionamento das mesmas, bem como de tecidos e órgãos a longo prazo.
Mas para defendermos desta oxidação dispomos de um sistema chamado Sistema Antioxidante, o qual para funcionar precisa de nutrientes, vitaminas, minerais que podem ser adquiridos pela alimentação ou suplementação.
Alguns alimentos são consagrados para combater o envelhecimento. São também chamados de alimentos funcionais pois previnem doenças como o câncer e doenças degenerativas como artrose, osteoporose, artrite e também retardam o envelhecimento cerebral.
O chá verde, a soja e a maçã são grandes defensores contra o câncer. O salmão e a sardinha são ricos em Ômega 3 indispensáveis ao bom funcionamento cerebral.
A uva e o vinho tinto em pequenas doses contêm um fitoquímico chamado Resveratrol que previne a formação de placas ateroscleróticas prevenindo contra doenças cardiovasculares.
O Azeite de Oliva extra-virgem e as oleaginosas como as castanhas são alimentos considerados anti-inflamatórios e “anti-barriga”, pois melhoram a regeneração articular e ajudam a evitar o depósito de gordura visceral, aquela que temos entre os órgãos do aparelho digestivo e que está relacionada a risco cardíaco.
A cenoura, abóbora, mamão e todos os alimentos de cor alaranjada que contém betacaroteno bem como as frutas cítricas como a laranja, acerola, kiwi e morango que contêm vitamina C são imprescindíveis para uma boa epitelização e deixam a pele firme, mantendo seu viço e hidratação.
E para que haja um bom aproveitamento de todos os nutrientes devemos ingerir produtos ricos em probióticos, bactérias do bem, os lactobacilos que regulam o aparelho digestivo como os presentes no Iogurte, e prebióticos que são as fibras presentes nos alimentos integrais, frutas com casca e vegetais.
O iogurte é ainda rico em cálcio, elemento essencial para a formação óssea assim como o queijo branco e o leite desnatado.
Se por um lado devemos nos besuntar de filtro solar para não ficarmos enrugados, precisamos um pouco de sol, nem que seja só nos pés, para ativar a vitamina D e fixar o cálcio no osso.
Também para diminuirmos a oxidação é preciso ingerir muita água para uma eficiente eliminação de toxinas.
O segundo passo para retardar o envelhecimento é manter os hormônios em equilíbrio.
Hoje vemos pessoas jovens com dosagens hormonais semelhantes as de uma outra mais idosa. Isto se deve a uma rotina desregrada onde não se tem hora para comer, para dormir, para se exercitar.
Pessoas que ficam muito tempo sem se alimentar e dormem mal acabam afetando o Eixo do Cortisol, um sistema que lhe dá disposição para acordar pela manhã e queda da energia para dormir à noite. Também lhe prepara para os desafios da vida. O homem foi feito para trabalhar sob a luz do sol e dormir sob a luz das estrelas, mas não é isso que acontece na maioria das vezes.
O Eixo do Cortisol alterado vem por sua vez atrapalhar os hormônios sexuais que não estão somente relacionados à parte sexual, mas também ao trofismo muscular, o que inclui o coração, raciocínio e a correta distribuição corporal. Você já notou que à medida que as pessoas vão envelhecendo elas passam a acumular gordura na barriga e a musculatura de membros vai ficando escassa?
Levar uma vida regrada, ou seja, dormir cerca de 8 horas por noite, fazer em torno de 6 refeições ao dia, praticar atividade física por pelo menos 3 vezes na semana, são atitudes que fazem parte do tratamento de modulação hormonal.
Ficar longe de maus hábitos como cigarro, bebidas alcoólicas em grandes quantidades, fast foods recheados de gordura trans são o terceiro passo para combater o envelhecimento precoce.
E por último, e não menos importante, sentir-se pleno emocionalmente o que inclui o psicológico, o afetivo e o espiritual. Amar, ser amado e se amar, ter fé em algo superior responsável por suas vitórias, não guardar rancor ou apresentar sentimentos como angústia, ansiedade e claro estar sempre em paz com relação ao mundo, e principalmente com si próprio.