O processo de eliminação de células mortas da pele é uma ação constante no nosso organismo, porém o processo de descamação não ocorre de maneira uniforme. Com isso foram criados os esfoliantes que auxiliam na renovação e na limpeza da pele, retirando os resíduos que se acumulam com o tempo.
Os dermatologistas recomendam o uso de esfoliantes e ressaltam a sua importância para pele. Com a pele limpa, há uma maior penetração dos ativos hidratantes, firmadores e antioxidantes.
Outro fator importante é que eles atuam no tratamento da acne, sendo indicado quando há presença de comedões, agindo também na redução dos poros e facilitando o processo de penetração das substâncias usadas no tratamento como os ácidos glicólico, retinóico, salicílico e adapaleno, entre outras substâncias que equilibram a atividade das glândulas sebáceas.
É indicado o uso destes produtos de uma a duas vezes por semana e a aplicação deve ocorrer com movimentos suaves e circulares. O ideal é que contenha grãos uniformes e delicados, para não irritar e nem agredir a pele. Pessoas com pele sensível ou muito seca devem evitar o uso do produto. Esfoliantes para o corpo costumam ser mais abrasivos e não devem ser aplicados na face. Escolha um produto indicado para seu tipo de pele ou procure um dermatologista.
A esfoliação facial é mais um ritual de beleza que proporciona uma pele lisinha, sem marcas e manchas.