Melasma são as manchas acastanhadas que podem aparecer na testa, nariz e bochechas, geralmente simétricas. Sua origem pode ser hormonal, vista em muitas pacientes que usam anticoncepcionais hormonais ou no período gestacional. Outro fator que influencia seu surgimento é a exposição solar.
O tratamento do melasma pode ser desafiador em alguns casos em que não há resposta aos tratamentos convencionais de cremes despigmentantes e de filtros solares.
De tempos em tempos, surgem tecnologias que mudam as regras do jogo. Esse é o caso dos novos equipamentos de laser para clareamento de manchas na pele.
Os lasers de picossegundos e de nanossegundos trouxeram novo conceito de tratamento, o Laser Toning. Eles agem na destruição dos pigmentos existentes de maneira suave, e também agem retardando a produção de novos pigmentos pela pele tratada. Com isso, as manchas vão desbotando de forma gradual e suave, com menos irritações ou descamações, o que torna o tratamento seguro.
O dermatologista Francisco Leite, de Brasília, explica que os melanócitos (células responsáveis pela produção de pigmento na pele) possuem memória, fazendo com que as manchas retornem quase sempre nos mesmos lugares, caso o tratamento seja agressivo ou provoque irritação.
Esses lasers, por agirem de forma mais suave sobre os melanócitos, fazem com que essa memória seja menos atuante e as manchas demorem mais para voltar.
Longe de ser uma panaceia, tem mostrado eficácia em casos de melasma resistentes, e também manchas senis e tatuagens.
O número de sessões varia de caso a caso. Para o melasma, o protocolo recomendado é de até 10 aplicações, com intervalos semanais. Por serem suaves, não requer qualquer tipo de anestesia e o retorno às atividades pode ser imediato.
“Os pacientes com manchas na pele sempre devem seguir cuidadosa manutenção, que inclui medidas de fotoproteção e orientações do dermatologista quanto aos cremes a serem utilizados”, conclui Dr. Francisco Leite.
Laser Toning trata melasma?
Ele é indicado para tratar a parte pigmentar do melasma, além de hipercromias residuais, as manchas escuras que são resultado de alguma inflamação ou até de complicações de tratamentos que não tiveram sucesso no passado.
Como o laser atua no melanócito com um efeito mecânico, e não térmico, resulta no clareamento por meio de sessões rápidas e sem dor.
O Laser Toning também melhora outros problemas de pele?
A resposta é sim! Ele também trata a vermelhidão pós-acne, o rubor facial e a rosácea. Essa vermelhidão é causada por pequenos vasos sanguíneos dilatados, que são tratados com o laser.
O princípio básico do desse tratamento não é destruir os vasos sanguíneos maiores, mas normalizá-los, resultando em uma pele saudável.
Quais benefícios a aplicação do Laser Toning pode trazer?
Ocorre uma melhora global da pele; o laser pode contribuir para reduzir o tamanho dos poros e aumentar o brilho natural da derme.
No rosto, ele age para reduzir a coloração desigual, ajudando a eliminar as manchas marrons e as sardas. Em outras regiões como o colo, ajuda o tom da pele a ficar semelhante ao rosto já tratado, por exemplo.
Quais os cuidados devo tomar?
A pele deve estar limpa e livre de maquiagem ou qualquer outro creme antes da consulta, e depois, um protetor solar com FPS de, no mínimo, 50 precisa ser aplicado todos os dias para evitar uma reação negativa.
Use na área tratada somente os produtos recomendados por seu dermatologista. A depilação também deve ser evitada por, pelo menos, 48 horas, mas a área pode ser hidratada com um produto não perfumado, o que auxilia na recuperação mais rápida.
Evite se expor ao sol e ao calor excessivo como saunas e banhos muito quentes, por pelo menos 48 horas após o procedimento, assim como a prática de exercícios ao ar livre.
Lembrete importante
O sol pode agir como um “fixador” da mancha, ou seja, a pele manchada, exposta ao sol, corre o risco de ficar marcada para sempre.
Usar filtro solar com Fator de Proteção (FPS) alto e de preferência aos que possuem cor: é um artifício a mais que ajuda a impedir o efeito deletério do sol na pele manchada.
Uma dica importante é conseguir um Dermatologista para evitar futuros problemas