O leitor JDR,19 anos, morador do Park Way, pergunta por E-mail:
Tenho a pele oleosa e com muita acne. No inverno sofro com a secura, mas não posso usar hidratantes normais pois pioram minha acne. Também não posso interromper os tratamentos para acne e eles ressecam ainda mais minha pele, principalmente perto dos lábios e nos cantos da boca. O que devo fazer? Escolher entre a pele seca ou a acne?
Caro JSR, este é um dilema muito comum. A sua solução está em fazermos pequenos ajustes tentando equilibrar a pele, cuidando da acne, mas sem ressecá-la excessivamente.
Cuidados para a Face
Lave a face em água morna, nunca quente. A água quente remove a proteção natural da pele e a resseca ainda mais. Numa tentativa de proteger-se, num efeito rebote, a pele pode produzir sebo em excesso. Esse excesso de sebo pode ser insuficiente para recompor as irritações do ressecamento, mas suficiente para piorar a acne. Aí você ficará com o pior dos dois mundos: Pele irritada e com acne… Portanto, lave com moderação.
Use sabonetes cremosos, neutros e com óleos essenciais incorporados.
Se você tem a pele oleosa, não aplique imediatamente na face um hidratante, mesmo que ela pareça esticada e ressecada logo depois de lavada. Espere 20 minutos e esse ressecamento tenderá a se atenuar por si. Mas, se ainda estiver incomodando, só então use um hidratante.
Neste caso prefira os hidratantes suaves a base de Ácido hialurônico: e que tragam a informação de não comedogênicos. Isto significa que eles não são indutores de obstruções nos poros e não formam cravos e nem geram espinhas.
Ajustes no Tratamento da Acne
A pele acneica deve continuar com o seu regime prévio de tratamento, mas levemente modificado. Por exemplo, se em uso local de ácido retinóico ou derivado, pergunte ao seu dermatologista pela troca do gel para uma loção cremosa, menos ressecante.
E principalmente á noite, antes de se deitar, evite aplicar os produtos imediatamente após lavar a face. Espere cerca de 20 minutos, até a pele estar recuperada do ressecamento que se segue logo após a lavagem. Quando ela está assim ressecada a absorção dos produtos aumenta muito. Isto pode ocasionar irritações desconfortáveis.
Os cantos da boca e a região ao seu redor, bem como as áreas perto dos olhos, são particularmente sensíveis ao ácido retinóico e podem realmente ficar muito irritada. Evite aplicar os cremes em excesso ou esfregar a pele nessas áreas. Algumas vezes seu dermatologista poderá indicar um creme à base de corticóides bem leve e não fluorado para tornar o tratamento mais tolerável. Lembre-se do protetor labial, optando por um mais oleoso e com filtro solar. Cuide para que ele fique apenas na mucosa, não lambuzando a pele ao seu redor, o que pode gerar acne.
Não abuse de produtos esfoliantes ou com Alfa-hidroxiácidos. Alternativamente, use antioxidantes como a vitamina C, por exemplo.
Se com essas medidas a acne recrudescer, talvez seja a hora de associarmos uma medicação por via oral.
Mais do que tudo, o importante é sempre manter o contato e ser reavaliado pelo seu dermatologista, informando-o sobre como sua pele está reagindo aos esquemas por ele propostos. Você verá que é possível ter conforto no inverno e tratar a acne ao mesmo tempo.