Praia ou prática de esportes ao ar livre são sinônimos de descanso e diversão. Portanto, se não tomarmos as devidas precauções o dia de relaxamento pode trazer uma grande dor de cabeça.
Na praia é possível ter insolação sem se expor diretamente ao sol. A areia reflete o sol, desta forma, a temperatura corporal do indivíduo eleva através do calor e não pela exposição excessiva ao sol. Os sintomas são idênticos aos da insolação.
A insolação é um mal estar provocado pelo excesso na exposição solar, os principais sintomas são desidratação, pele seca e avermelhada, aumento da temperatura corporal, sede, prostração, dor de cabeça, náuseas, tontura e ate mesmo perda da consciência. É simples a conduta para tratar a insolação:
- É necessário conduzir o individuo de imediato para um ambiente arejado e com sombra;
- Para repor os líquidos perdidos, deve-se promover a hidratação via oral. Além da água potável pode ser utilizado soro caseiro, água de coco e isotônicos;
- Compressas de água fria caso tenha queimaduras na pele, aliviam a reação inflamatória da pele. Em casos graves de queimadura e de aumento da temperatura corporal procure o medico;
- Loções corporais refrescantes podem ser aplicadas sobre a pele;
- Evitar a ingerir bebidas alcoólicas, pois a mesma faz com que o organismo perca mais liquido.
Para se prevenir da insolação, principalmente em dias muito quentes, deve-se:
- Aumentar a ingestão de líquidos;
- Utilizar roupas claras e leves;
- Priorizar uma alimentação leve como frutas e verduras.
Deve-se evitar o sol no período entre 10h e 16h. Neste período há uma grande incidência deraios UV, principais responsáveis pelo surgimento do câncer de pele e envelhecimento precoce.
Lembre-se a maior forma de Tratamento é a prevenção!