As unhas podem dizer muito sobre sua saúde, são o espelho de como anda seu organismo! Elas são estruturas compostas por queratina, uma proteína sintetizada por glândulas localizadas em suas bases. Além de fortes, as unhas devem ser flexíveis, brilhantes e lisas, ou seja, sem irregularidades em suas superfícies. As unhas das mãos crescem cerca de 1 mm a cada 10 dias e 3 vezes mais do que as unhas dos pés.
As unhas fracas e quebradiças podem estar relacionadas a diversos fatores como desidratação, má alimentação (deficiente de vitaminas, proteínas, sais minerais e alguns nutrientes), doenças glandulares como hipotireoidismo e traumas na cutícula ou na matriz da unha.
Para que se tenha unhas bonitas e saudáveis, são necessários alguns cuidados:
Cortá-las e lixá-las sempre retas, sem cortar os cantos para não se encravarem.
Não retirar as cutículas, apenas afastá-las com espátulas e remover o excesso de pele. As cutículas são protetoras do organismo e sua remoção cria uma porta de entrada para bactérias e doenças. Cutículas cortadas e machucadas ficam inflamadas e levam a ocorrência de unhas fracas, com manchas e irregulares.
Evitar o contato direto das mãos e unhas com produtos de limpeza, agentes químicos, poeiras e poluição, pois as desidratam, tornando-as secas e quebradiças. Nestas situações, o ideal é a utilização de luvas de silicone para protege-las. A hidratação das mãos e unhas é de extrema importância e deve fazer parte da rotina diária. Pode ser realizada através de cremes, pomadas, óleos e canetas hidratantes.
Utilizar base anteriormente ao esmalte sempre, pois as bases protegem as unhas e evitam que os corantes e agentes químicos dos esmaltes entrem em contato direto com as unhas, ressecando-as. Também é fundamental a variação das cores dos esmaltes. Os esmaltes escuros, quando utilizados constantemente deixam as unhas amareladas.
Uma boa e completa alimentação é essencial para a saúde das unhas. Procure sempre ingerir quantidades suficientes de proteínas, vitamina A, vitaminas do complexo B e sais minerais como zinco, iodo, ferro e cálcio. A escassez destes nutrientes tornam as unhas fracas, quebradiças, com descamações, manchas, irregularidades e mais susceptíveis à doenças. Alguns sinais das unhas podem corresponder à alguns tipos de deficiências. Unhas pálidas e sem cor podem ser um indicativo de anemias e deficiências de ferro; ressecadas e quebradiças geralmente estão associadas à deficiência de vitamina A, proteínas e zinco; com linhas horizontais podem estar relacionadas com deficiência de vitaminas do complexo B.
Portanto, é possível ter unhas saudáveis e bonitas com apenas alguns cuidados simples que devem ser inseridos no cotidiano. Agora é só colocar em prática!