Com tantos lançamentos da poderosa indústria cosmética, muitas vezes fica difícil distinguir quais produtos são realmente eficazes. Pois bem: nos últimos dias a comunidade científica voltou suas atenções a quatro agentes naturais que, no futuro, poderão ser incorporados a filtros solares já consagrados, presentes no necessaire de mulheres e homens atentos aos riscos da radiação UV.
No estudo publicado pelo periódico Alternative and Complementary Therapies, a Dra. Mary Ann Liebert apresentou três deles, todos com possível vocação futura para filtro solar. Segundo a autora, a Polipodium leucotomos e a Asian ginseng, quando ingeridas oralmente podem reduzir os efeitos negativos locais e sistêmicos da exposição ao sol, inclusive o fotoenvelhecimento. A terceira delas é o chá verde, ou Camellia sinensis, que consumida por via oral em doses razoáveis ou utilizada de maneira típica pode vir a oferecer fotoproteção.
Outra pesquisa que chamou a atenção, traz o morango como protagonista, revela a dermatologista Cristiane Dal Magro, de Brasília. Um time de cientistas espanhóis e italianos observou que ao adicionar o extrato da fruta a culturas de células da pele humana ocorria aumento na proteção contra a radiação UV, descreve a especialista. De acordo com Dr. Maurizio Battino, líder do estudo, esse pode ser o passo determinante para a comprovação da ação cosmética do morango, cujo segredo é o pigmento que lhe confere cor.
Por Enquanto – Para os afeitos a novidades, Dra. Dal Magro lembra que as pesquisas não são definitivas. O que está valendo ainda é o filtro solar encontrado industrializado ou aqueles manipulados sob prescrição de um dermatologista. Seu uso deve ser diário, mesmo se o clima estiver nublado ou se o dia estiver chuvoso, enfatiza. Convenciona-se que o protetor tenha Fator de Proteção Solar (FPS) de, no mínimo, 15.
O produto ideal considera a etnia, o estilo de vida, o histórico de saúde e eventuais casos de câncer de pele na família. O dano solar é cumulativo e predispõe não somente ao câncer de pele, como também ao envelhecimento precoce, conclui a médica.