Dermatologia-Brasília-Dr-Francisco-Leite-Brasilia-DF

Tratamento Menos Agressivo para o Melasma

Laser Q-Switched Nd-Yag de 1064nm

A grande dificuldade no tratamento do Melasma é sua tendência a recidivar, ou seja, voltar com rapidez. Chega ao Brasil um novo aparelho destinado, entre outras indicações, a tratar Melasma. Já foi aprovado pela ANVISA e pode ser útil nos casos resistentes de melasma , particularmente em peles mais sensíveis. Por ser mais suave, mas ainda eficiente, diminui as chances de que as manchas voltem a aparecer.

Vejamos Detalhes:

Laser Q-Switched Nd-Yag de 1064nm

Trata-se de um Laser Q-Switched Nd-Yag de 1064nm de baixa agressividade, ou seja, não causa dores nem desconfortos pós-procedimento.

Após A sessão, a pessoa pode retomar sua rotina imediatamente.

Indicações

Cicatriz de Acne, Rugas Leves, Manchas, Melasma, Remoção de Tatuagem.

Porque ele é tão recomendado para o tratamento do Melasma?

Porque possui uma tecnologia chamada Laser Toning, é especialmente desenvolvida para a remoção gradual do melasma. é um procedimento que fornece resultados consistentes para o tratamento de melasma, uma remoção eficiente de tatuagens, lesões pigmentadas e um resurfacing que suaviza cicatrizes de acne, linhas finas e rugas.

O equipamento é altamente específico, ataca diretamente os dendritos dos melanócitos, que produzem melanina em exagero no melasma, reduzindo o tamanho das células do pigmento. Alia ação profunda à baixa agressividade.

A baixa agressividade está ligada a rapidez dos pulsos do laser. Outros equipamentos não possuem a mesma potência, pois têm pulsos mais longos. Os pulsos curtos e rápidos do laser Q-Switched NdYag produzem menos efeitos térmicos, minimizando o processo inflamatório, mas com maior fragmentação da melanina, o que evita a recorrência do melasma depois do tratamento.

Em poucas palavras: Causa menos danos a pele e as células produtoras de pigmento. Por esta ação ser mais suave, acaba removendo o pigmento sem irritar a pele de forma mais definitiva. Isto acaba diminuindo o risco dos efeitos adversos como retorno pior da lesão ou manchas na pele. Também reduz em muito a necessidade de associação com cosméticos ou outros produtos. O protetor solar continua indispensável.

Quantas sessões é preciso para o tratamento de Melasma?

Uma sessão por semana ao longo de 10 semanas, podendo variar conforme a localização da pigmentação na face e a resposta individual de cada pele. Em torno da 5° sessão, em geral, o paciente já nota o maior clareamento da mancha.

Quanto tempo dura cada sessão do tratamento de Melasma?

As sessões são rápidas, em média 5 minutos e indolores. O paciente sente apenas um leve formigamento na região onde o laser está sendo aplicado.

Qual o tempo de recuperação?

Neste tratamento para Melasma, não há tempo de recuperação. O paciente fica apenas com uma leve vermelhidão que desaparece em 1 a 2 horas após a aplicação. O paciente pode retomar normalmente suas atividades. Todos os cuidados indicados pelo dermatologista, principalmente os relacionados a proteção contra a exposição excessiva ao sol, devem ser seguidos `a risca.

É um tratamento seguro?

É um tratamento muito suave na pele o que reduz drasticamente os riscos de efeitos adversos, sendo considerado um tratamento seguro, desde que os cuidados recomendados pelo especialista sejam observados.

Recomendação Final

Apesar de seguro e eficiente, este tratamento requer avaliação caso a caso, execução e acompanhamento por médico especialista em dermatologia treinado nesta técnica. Os riscos e benefícios devem ser bem pesados, especialmente em doenças crônicas e recidivantes como o melasma.

Saiba mais Sobre a nossa Clínica de Dermatologia DF

Autores

  • Dr. Francisco Leite Dermatologista

    CRM.DF 6366 | RQE 6476 Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) Membro da American Academy of Dermatology (AAD) Membro da American Society of Laser in Medicine and Surgery (ASLMS) Sócio fundador da Sociedade Brasileira de Laser – Centro-Oeste (SBL) Sócio do Centro de Dermatologia e Laser de Brasília (CDLB) Titular da coluna “Questão de Pele” – Jornal da Comunidade

    Ver todos os posts
  • Dra. Cristiane Dal Magro, MD

    CRM.DF 12053 | RQE 5082 Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) Membro da American Academy of Dermatology (AAD) Membro da American Society of Laser in Medicine and Surgery (ASLMS) Autora do Guia “Skin Care”

    Ver todos os posts
Deixe seu comentário: