As meias de compressão medicinais exercem uma pressão controlada nos membros inferiores, sendo essa pressão maior na região dos tornozelos e com diminuição gradativa em direção aos joelhos e coxas. Esta terapia se baseia na aplicação de compressão com o objetivo de ajudar no retorno venoso, prevenindo a estase venosa e o dano às paredes das veias. Com isso, alivia com grande eficiência a dor em queimação e a sensação de pernas pesadas e cansadas, além de evitar o edema ao final do dia.
Este tratamento pode ser prescrito por um médico angiologista para tratar flebite, trombose, em pós-operatório de cirurgia de varizes e para alívio das manifestações de doença venosa crônica (dor, varizes, edemas, úlceras de perna, etc). Também pode ser prescrito para prevenir problemas venosos durante a gravidez e viagens longas.
As contra-indicações são poucas: podemos citar as doenças arteriais obstrutivas periféricas avançadas, insuficiência cardíaca congestiva, flebite séptica, dermatite úmida e neuropatia periférica avançada.
Não há efeitos colaterais do tratamento com a terapia de compressão se a tabela de tamanhos do fabricante for seguida à risca, ou seja, para cada paciente existe o tamanho adequado, conforme a compressão indicada pelo médico.
É importante salientar que apenas as meias de compressão graduada (compreesão maior nos tornozelos com a diminuição gradual da pressão) contribuem para a prevenção e tratamento das varizes, problemas circulatórios durante e após a gravidez, casos acentuados de inchaços, pós-cirurgia de varizes e edemas de natureza linfática.
As meias devem ser conservadas adequadamente, caso contrário, perdem sua elasticidade. Elas deverão ser lavadas com sabão e nunca com detergentes e cada paciente deverá possuir pelo menos dois pares, para que um deles possa ser lavado após o uso.
Para calçar a meia é aconselhável o uso de uma palmilha de seda, que facilite o deslizamento da meia sobre o pé. Muito cuidado deve ser tomado ao calçar ou de retirar a meia, pois é neste momento que podemos danificá-la com as unhas.
Quando a meia puder ser calçada com facilidade deve ser substituída. Uma meia de compressão gradual de boa qualidade, com os cuidados e uso rotineiro, dura cerca de 6 meses.
Você está observando inchaço, apresenta sensação de peso e cansaço ou mesmo já se depara com algumas varizes visíveis em seus membros inferiores? O ideal neste caso é agendar uma consulta com o Angiologista para avaliar qual o melhor tratamento para você.