O verão já chegou, e se você já está no clima, é melhor se preparar para curtir essa estação com mais saúde e bem-estar. Para isso, é preciso estar alerta para alguns cuidados essenciais com a pele, cabelos e alimentação .Para a diversão durar mais, o cuidado também precisa chegar com prioridade máxima.
PELE:
A exposição ao sol é a principal causa de envelhecimento precoce e do aparecimento do câncer de pele. Durante o verão, os raios ultravioleta B, principais causadores do câncer de pele, apresentam maior intensidade, por isso sua pele precisa de maiores cuidados. Isto não quer dizer, que nas outras estações do ano você possa se esquecer de prevenir doenças de pele causadas pelo excesso de exposição ao sol sem a devida proteção.
Entre 10 e 16 horas os raios ultravioleta B têm grande incidência, fique na sombra neste intervalo de tempo. O filtro solar deve ser aplicado, cuidadosamente em todo o corpo, 20 a 30 minutos antes de iniciar a exposição ao sol, assim sua ação terá maior eficácia pela estabilidade que irá ter na pele. Use um fator de proteção solar (FPS) 30 ou maoir. Pessoas de pele muito clara, ruivas, com olhos claros ou sardas são mais propensas ao câncer de pele e devem usar FPS maiores para garantir uma melhor proteção. O filtro solar deve ser usado diariamente nas áreas de pele expostas ao sol. E a aplicação precisa ser renovada a cada duas horas ou em caso de transpiração excessiva, permanência na água ou prática de esportes. E nunca deixe de lado o uso de bonés, chapéus e viseiras.
CABELOS:
Os cabelos também precisam de atenção especial durante a estação mais quente do ano. Eles ficam o tempo inteiro expostos à ação dos raios solares, do sal e do cloro, agentes que abrem a cutícula dos fios, danificando sua estrutura. Sempre que possível, aposte em produtos com proteção solar . Não abra mão do protetor solar para cabelos e borrife várias vezes ao dia, assim além de proteger os fios vc também estará cuidando também do couro cabeludo.
Na praia ou na piscina, use e abuse dos chapéus e bonés, que são a forma mais eficaz de proteger os seus cabelos dos raios solares e da poeira.
Duas vezes por semana, faça uma hidratação com uma máscara reparadora, que ajudará a reparar a fibra do cabelo, devolvendo-lhe o brilho e evitando as pontas quebradiças.
Sempre que sair da água, seja na piscina ou no mar, passe uma água isenta de cloro e sais nos cabelos. Se não tiver um chuveiro por perto, recorra a uma garrafa com água.
Especialmente enquanto o cabelo tiver resíduos de cloro, não aplique qualquer tipo de produto no cabelo, já que resultaria numa mistura altamente prejudicial para o cabelo, ressecando-o.
ALIMENTAÇÃO:
No verão manter uma dieta equilibrada é um desafio, por isso, segundo especialistas, como médicos de emagrecimento, é importante deixar a alimentação mais saudável substituindo alguns alimentos, dando preferência aos alimentos frios, crus ou gelados; abuse das saladas, frutas e sucos e fique longe das feijoadas, chocolates e frituras.
No verão, devido as altas temperaturas o corpo perde mais líquidos, daí a importância de aumentar a ingestão dos mesmos.
Abaixo algumas dicas para se alimentar bem no verão:
- Alimentos indicados: frutas, verduras, legumes, folhas verdes, cereais integrais, pães integrais, carnes magras, queijos menos gordurosos, sobremesas à base de frutas e muitos líquidos. Faça refeições mais leves
- Alimentos a serem evitados: alimentos gordurosos (carnes gordas, queijos gordurosos, molhos à base de creme de leite, maionese). Evitar frituras e maneirar nas bebidas alcoólicas. No verão nosso organismo fica mais sensível aos condimentos fortes e às gorduras, podendo causar desconforto e mal estar.
- Fracione as refeições diárias (coma mais vezes, em menor quantidade).
- Se for comer um sanduíche, escolha os que são feitos com carnes magras, como um peito de peru, frango e queijos magros (ricota, cottage). As carnes magras possibilitam uma digestão melhor, evitando o desconforto intestinal.
- Ingestão de líquidos devem ser freqüente (água, sucos naturais, chás e água de coco).
- Prefira os sorvetes ou picolés à base de água e polpa de frutas, pois são os menos calóricos.
- Cuidado com os alimentos feitos com leite, gordura e ovos na sua preparação; estes alimentos necessitam de refrigeração adequada, pois o calor aumenta a proliferação de bactérias que podem causar intoxicação alimentar.
- Seja criterioso ao escolher locais para consumir frutos do mar e pescados. Procure saber a procedência destes alimentos.
Agora é só se preparar e curtir a estação mais divertida do ano!