Mexer o corpo faz bem também para a pele. A atividade física faz bem para a saúde, para o humor, e agora descobriram que ela pode fazer bem até para a pele, mantendo-a jovem e até mesmo revertendo o processo de envelhecimento. Com o passar dos anos a camada mais superficial da pele, a epiderme, vai se tornando mais grossa e apresentando as conhecidas rugas, enquanto uma camada mais profunda, a derme, se torna mais fina e frágil. Esse processo é natural e acontece com todos, porém pesquisadores americanos e canadenses viram que a atividade física desacelera ou até mesmo reverte sinais de envelhecimento precoce.
Entre os inúmeros efeitos benéficos da atividade física citaram cinco como os mais importantes:
- Aumento da atividade antioxidante: na dose certa, os exercícios melhoram a atividade antirradical livres, chamada antioxidante, pelo aumento das enzimas bloqueadoras.
- Maior produção de substâncias antienvelhecimento: os exercícios, particularmente a musculação, aumentam a produção de substâncias químicas, que têm grande ação contra o envelhecimento. Entre elas, as principais são o hormônio de crescimento e a L-glutamina.
- Sensação de calma e alegria: a atividade física favorece a produção endorfinas, substâncias produzidas pela hipófise, que diminuem a sensação de dor e provocam felicidade e euforia. As endorfinas levam ao relaxamento e ao melhor rendimento físico.
- Ação anticancerígena: este é um efeito surpreendente. Inúmeros trabalhos científicos têm mostrado que as pessoas que se exercitam têm menor incidência de diversos tipos de câncer.
- Melhor capacidade mental: é fato comprovado que a prática de exercícios melhora a capacidade mental e impede o declínio cognitivo. O fato provavelmente é devido ao aumento do suprimento sanguíneo do cérebro com consequente melhor oxigenação e maior aporte de nutrientes e de substâncias essenciais para seu funcionamento, como acetil-L-carnitina, coenzima Q10, fosfatidilserina e pregnenolona.
A pele recebe os efeitos dos exercícios em primeiro lugar pelo aumento de endorfinas, que dão bom humor, aumento de autoestima e relaxamento e também modula o sistema imunitário, o que melhora a resistência a doenças. A neutralização dos radicais livres diminui a ação desses grandes causadores de alterações da pele. A utilização do oxigênio por meio dos exercícios aeróbicos favorece a nutrição da pele.
A produção de hormônio de crescimento e outras substâncias antienvelhecimento retardam o ritmo em que a pele sofre as modificações do tempo. E a manutenção do bom funcionamento cerebral permite que a pessoa mantenha seu autocontrole e seus cuidados para a saúde da pele.
Com tudo isso, os exercícios físicos são eficientes na redução do estresse e no melhoramento da autoimagem do indivíduo e isso promove a saúde geral e também da pele.